Uber Metagame

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Uber Metagame

Mensagem por superedy em 27th Março 2010, 2:29 pm

Uber Metagame

1 - Introducao
2 - Pokemons Ubers
2.1 - Conhecendo os Ubes mais afundo
3 - Nao-Uber Pokemons em Uber
4 - Team Building
5 - Creditos

1 - Introducao :


Pokemons Ubers sao os pokemons que possuem Stats,abilities e movepools superiores aos demais pokemons, geralmente pokemons ubers sao banidos de campeonatos por esses motivos porem muitas pessoas jogam com pokemons Ubers, e alguns campeonatos os ubers sao ate aceitos mesmo se sua intencao nao for competir em campeonatos o uber metagame eh bastante divertido para jogar com os amigos ou simplesmente para passar o tempo

2 - Pokemons Ubers :

Os pokemons considerados Uber sao :

Mewtwo, Mew, Wobbuffet, Lugia, Ho-oh, Latias (com Soul Dew), Latios (com e sem Soul Dew), Kyogre, Groudon, Rayquaza, Deoxys, Deoxys-A, Deoxys-D, Deoxys-S,Garchomp, Palkia, Dialga, Giratina, Giratina-O, Manaphy, Darkrai, Shaymin-S e Arceus.

Essa Lista esta sempre em mudanca e geralmente sao esses pokemons proibidos em campeonato por causa dos motivos ja citados

2.1 - Conhecendo os Ubes mais afundo :


Mewtwo: Movepool enorme, 110 base Atk e 154 base SpA combinado com 130 base Spe e um excelente HP com defesas razoáveis (pros Ubers, ao menos), Mewtwo pode fazer qualquer coisa. Desde um set totalmente ofensivo acertando praticamente o metagame inteiro com golpes super-efetivos, como sets físicos atraindo e derrubando certos counters de surpresa. Pode aumentar seus já altos stats com Calm Mind ou Bulk Up, usar Taunt para evitar que pseudo-hazers acabem com sua festa, fazer 101 Subs, explodir com SelfDestruct em Pokémons chatos e até servir de suporte usando Double Screen ou como tanque físico com Reflect, Recover e Will-o-Wisp.

Mew: Imprevisível. 100 de base em todos os stats somados ao seu movepool gigantesco fazem com que Mew possa fazer qualquer coisa que queira. Apesar de seus stats serem inferiores aos de Mewtwo, Mew aprende uma grande quantidade interessante de golpes que seu clone não possui, entre eles Hypnosis, Nasty Plot, Swords Dance, Rock Polish e Baton Pass. E falando em Baton Pass, isso é o que Mew faz de melhor, podendo virar um jogo passando +2 em qualquer stat e impedindo qualquer phazer de barrá-lo usando Taunt ou Hypnosis.
Além disso, Mew pode sweepar por si mesmo usando seus boosting moves e Explosion que é muito mais forte que SelfDestruct, entre várias outras coisas.

Wobbuffet: Com seus stats, tirando HP, muito baixos e seu movepool consistente de apenas oito golpes contando com Tickle, você deve estar se perguntando, por quê Wobbuffet é uber? Wobbie é o “set-up” pokémon definitivo, devido a sua ability – Shadow Tag – que impossibilita qualquer pokémon de trocar se não possuir o item Shed Shell ou o golpe U-turn. A combinação da sua ability e enorme HP com Counter, Mirror Coat e, principalmente, Encore, torna o setup de pokémon como Swords Dance Rayquaza e Nasty Plot Darkrai muito mais fácil, pois se você atacar pode levar Counter/Mirror Coat, e se usar algum move de suporte, pode levar Encore dando um turno totalmente de graça para o oponente bombar seus stats. Foi banido de standard e deve ser tratado com respeito em Ubers, afinal nenhum outro monstrinho pode escolher qualquer membro do seu time e prendê-lo a hora que bem entender.


Lugia: Conhecida como a melhor wall no passado, Lugia continua praticamente a mesma. Base 106 HP, 130 Def e 154 SpD combinados com o golpe de recuperação Roost garantem isso. Lugia é sempre uma grande dor de cabeça para se nocautear, tendo ainda base 110 Spe – mais rápido que muitos atacantes físicos como Rayquaza, Groudon etc, levantando Reflect e se recuperando rapidamente. Apesar de seu stat de SDef altíssimo, é usada normalmente como wall física, investindo sua Nature e alguns Evs na Def, já que Blissey é muito melhor em engolir ataques especiais não é fraca ao comum “BoltBeam”.
O único problema em DPP realmente é o uso abundante de Stealth Rock, que torna suas capacidades defensivas um pouco piores.


Ho-oh: Extremamente prejudicado por Stealth Rock, Ho-oh é obrigado a perder 50% de seu HP toda vez que entrar em campo se as pedras estiverem lá. Porém, Ho-oh e seu golpe exclusivo, Sacred Fire, podem causar muitos estragos com seu alto ataque e 50% de chance de causar Burn no adversário.
Comumente usado com Choice Scarf e suporte de Groudon, aumentado o poder de Sacred Fire e tendo Punishment para vários Calm Minders do tipo Psychic existentes. Pode também usar Choice Band para um maior poder de fogo (trocadilho não-intencional), Choice Specs ou até um set com Life Orb combinando seus 130 base Atk e 110 SpA. Assim como Lugia, possui Recover e Roost para recuperação.


Latias e Latios: Com um bônus de 1.5x em SpA e SpD garantido devido ao item exclusivo de ambos - Soul Dew, Latias e Latios possuem uma força muito grande. Com 591 de SpA máximo, é extremamente difícil encontrar algo que aguente Draco Meteor de Latios que não se chame Blissey. Latias por outro lado, possui mais SpD, sendo famosa por ser o único e verdadeiro counter de Kyogre do jogo, além de ser o mais próximo possível de um counter de Palkia que você irá conseguir. Com 110 Spe cada um e ainda acesso a golpes como Recover, Calm Mind, Safeguard, Reflect e Light Screen, ambos podem seguir caminhos bem diferentes e derrotar certos counters e até sweepar times. Além das diferenças ofensivas e defensivas, Latias possui Wish, enquanto Latios possui Dragon Dance e Memento caso seja sua intenção usar uma dessas opções.


Kyogre: O pokémon mais comum do metagame, e por um bom motivo. Visto a maioria das vezes com o item Choice Specs aumentando seu SpA a níveis insanos. Isso em conjunto com sua ability – Drizzle, que invoca chuva permanente e garante um boost para seus STABs aquáticos elevam a força de Kyogre à níveis tão grandes que só Latias e monstrinhos com resitência quádrupla ou Water Absorb conseguem evitar o 2HKO de um Water Spout com poder máximo. Por isso, o set Calm Minder é bem comum também, vencendo todos os supostos switchs que aguentam Water Spout.
Outros sets incluem o item Choice Scarf pra dar revenge-kill em sweepers atacando primeiro, e a combinação Rest + Sleep Talk com Evs defensivos para uma maior longetividade nas batalhas.


Groudon: O oposto de Kyogre, ao invés de invocar chuva, invoca sol forte infinitamente até que alguém mude o clima. O tipo mais comum de Groudon que você verá será o de suporte, com Stealth Rock e counterando vários pokémon físicos como Metagross e Tyranitar, além de usar diferentes status como Toxic ou Thunderwave para prejudicar seus counters. Com apenas poucos investimentos na defesa, é capaz até mesmo de sobreviver +1 Life Orb Outrage de Rayquaza e retalhá-lo com Stone Edge.
Outros sets comuns incluem Rock Polish com Life Orb que pode facilmente levar vários times com suporte de Spikes, e também Swords Dance + Thunderwave para sanar seu problema com velocidade e depois sweepar com +2 Atk seus oponentes lentos. Choice Band é uma opção, mas não muito comum (dar um turno de graça para Rayquaza se ficar preso em Earthquake é um problema seríssimo).


Rayquaza: 150 base stat em Atk e SpA, STAB Outrage e Draco Meteor, Rayquaza é a razão para qual são usados steel-types em ubers. Com 1 Dragon Dance, Life Orb Outrage é capaz de dar OHKO em quase todos os ubers existentes. Apenas Lugia, Groudon defensivo e Choice Scarfers com Speed maior que 318 podem conseguir counterá-lo entrando em um Dragon Dance.
Mas isso não é tudo que Rayquaza consegue fazer, com Swords Dance ExtremeSpeed, basicamente todos os Choice Scarfers levam OHKO com um mínimo de dano residual, sanando seu problema de não poder aumentar a Spe, e seu Outrage atinge níveis insanos (embora assim possa levar revenge-kill mais fácilmente por ser mais devagar).
Rayquaza ainda pode usar um set mixed com Draco Meteor, derrotando todos os steel-types que pensam aguentar Outrage e walls físicas como Groudon. Choice Band e Scarf são opções também, embora menos comuns e eficientes.
Não se esqueça também de sua ability, Air Lock, que cancela todos os efeitos de weather enquanto estiver em campo, podendo prejudicar times baseado bastante nas condições climáticas.


Deoxys-A e Deoxys: Ria o quanto quiser das patéticas defesas de Deoxys-A (50/20/20), enquanto se depara com bases 180 Atk e SpA, combinados com 150 Spe, a maior velocidade do tier depois de Deoxys-S e Choice Scarfers. Extremamente difícil de um switch seguro, suas melhores opções são Jirachi, Metagross e Scizor. Todos são derrotados por um HP Fire certeiro sobre o sol, porém. Deoxys-A, então, segue a destruir todos os outros pokémon como se não fossem nada, acertando o metagame inteiro com seu movepool enorme.
Porém, seu maior problema é a abundância de priority moves e Choice Scarfers, que sempre o nocautearão. Scizor e Metagross são um excelente exemplo deixando-so sempre em xeque: pois possuem Bullet Punch para atacar primeiro, e caso decida trocar, podem usar Pursuit e nocautear da mesma forma.
Outras opções incluem Choice Band e Specs, elevando seu potencial de OHKO às alturas, mas o deixando muito mais vulnerável a Pursuit do que normalmente. Ou ainda você pode usar Focus Sash, garantindo-lhe uma segunda vida e a possibilidade de usar Counter e Mirror Coat como surpresa (apenas cuidado com Stealth Rock).
Deoxys comum está aqui apenas para dizer que ele é totalmente pior que sua outra forma – os +30 pontos em Def não fazem diferença alguma na hora de levar priority moves, enquanto -30 pontos de base nos stats ofensivos é uma perda MUITO grande, especialmente considerando os boosts percentuais de itens como Life Orb.


Deoxys-D: Com acesso aos raros moves de suporte: Spikes e Knock Off, ser o único verdadeiro counter de Mixed Dialga do jogo e ainda possuir golpes como Recover e Taunt, Deoxys-D é um bom pokémon de suporte. Porém acaba a maioria das vezes sendo esquecido pela falta de resistências ou imunidades como Spiker, dando lugar a Forretress e Skarmory. Mas ainda sim, se você tiver como cobrir essa falta de resistência, um Taunt relativamente rápido e Recover podem ser usados para uma grande vantagem.


Deoxys-S: 180 base Spe, combinando com moves como Spikes, Stealth Rock, Taunt, Reflect e Light Screen são seu diferencial. Um dos leads mais comuns, geralmente usando Spikes e Stealth Rock logo de início, primeiro do que qualquer outro pokémon. Por causa de sua eficiência como lead, aumentou a quantidade de Choice Scarf Darkrai para impedir os no mínimo 1 layer de Spikes e outro de SR que o Deoxys-S quase sempre consegue com a ajuda de seu Focus Sash. Guerras de Taunt entre Deoxys-S leads não costumam ser incomuns.


Garchomp: STAB Outrage e Earthquake com bases 130 Atk e 102 Spe, passando todos os Ubers que ficam na faixa entre 90 e 100, e o fato de possuir defesas excelentes para o tier, fazem do Garchomp uma força a se considerar.
Visto a maioria das vezes como revenge killer segurando um Choice Scarf, é um excelente pokémon nessa área, ultrapassando Choice Scarf Palkia e +1 Spe Rayquaza (ainda consegue sobreviver +2 ExtremeSpeed do mesmo!), fazendo um ótimo trabalho nocauteando sweepers facilmente com um mínimo de dano residual.
Ainda pode usar itens como Choice Band, dando 2HKO no metagame inteiro com o golpe certo ao custo de ficar mais vulnerável a revenge kill ou ainda usar Swords Dance + Haban ou Salac Berry.


Dialga: Com uma das melhores combinações de tipos do jogo, Dialga pode entrar facilmente em campo e causar estragos utilizando seus altos stats ofensivos (120 Atk e 150 SpA) e golpes como Draco Meteor, Thunder e Outrage, ou ainda dar suporte ao time, usando Stealth Rock e espalhando status como paralysis e poison com a ajuda de suas excelentes defesas (100/120/100).
Mixed, Choice Band, Choice Specs, Choice Scarf ou Resttalk + Bulk Up, todos são sets comuns de Dialga que você tem que estar preparado para enfrentar– extremamente versátil e eficiente em todas as áreas, desde revenge killing e wall breaking até tanking e sweeping.


Palkia: Kyogre agora não precisa mais ter ciúmes do parceiro que Groudon ganhou na geração anterior (Ho-oh), pois Palkia é um terror em baixo da chuva: lançando Surfs com seus 150 base SpA e itens como Lustruous Orb, Life Orb ou Choice Specs, e acabando com dragões resistentes à água com STAB Draco Meteor ou Spacial Rend.
Palkia não possui nenhum counter – Latias é sua melhor opção, e mesmo assim perde para Specs Meteor, Scarf Spacial Rend ou entrando em ataques físicos como Outrage. Nem mesmo Blissey está segura entrando em golpes especiais, pois Aqua Tail sob a chuva causa estragos enormes na enfermeira.
Choice Scarf é o seu item mais usado – Palkia é considerado um dos melhores, se não o melhor, revenge killer do jogo.


Giratina: Geralmente em Uber stall teams pela sua capacidade de bloquear Rapid Spin, Giratina é uma excelente wall física, competindo com Lugia pelo primeiro lugar. Com 150 Base HP e 120 nas defesas e ainda aprendendo Will-o-Wisp e Roar, pokémon como Metagross e Groudon terão mínimas chances de passar por cima de Giratina. Embora fraquezas à Ghost, Dark, Dragon e Ice sejam horríveis, as resistências à Electric, Fighting, Bug, Grass e Water são bem-vindas.
Devido à falta de recovery moves, é geralmente usado com Rest + Sleep Talk, podendo ser um mono-attacker com Calm Mind ou com WoW/Roar + Dragon Claw/Dragon Pulse.
Não se esqueça também que Giratina pode ser usado ofensivamente, já que STAB Ghost e Dragon podem causar horrores nos outros Ubers, e embora sua outra forma possa fazer isso melhor, a liberdade de escolher itens pode ser uma vantagem.


Giratina-O: Possui as defesas trocadas com os stats ofensivos de sua outra forma (e uma ability diferente – Levitade ao invés de Pressure), porém o único item que pode usar é o Griesous Orb, impossibilitando-o de usar itens como Choice Scarf, Band, Specs ou até mesmo Leftovers para ajudar em seu set mais comum, Sub Calm Minder, conhecido por ter uma grande vantagem contra stall teams.
Outros usos incluem sets mixed com Draco Meteor, Shadow Ball e Outrage, além de sets puramente físicos com Shadow Force e Earthquake. Muitos o consideram uma versão piorada da outra Giratina pelo fato de ter que usar Griesous Orb, baixa Spe somada a defesas menores, mas ainda deve ser tratado com cuidado, pois seus STABs são extremamente eficientes no tier.


Manaphy: Outro pokémon de evento com 100 em todos os stats, Manaphy é uber simplesmente por ser um pouco forte demais para standard. Mas mesmo assim, em Ubers, com suporte de chuva infinita de Kyogre, pode ser uma força a se considerar, aumentando seus stats com Calm Mind ou Tail Glow e tendo virtual imunidade a status e recuperação instantânea com Rest + Hydration. Apesar de seu movepool ofensivo ser constituído apenas de Surf, Ice Beam e Grass Knot, essa combinação oferece excelente coverage e sua base 100 Spe o torna mais rápido que vários ubers.


Darkrai: com 125 Spe, 135 SpA e defesas menores, Darkrai talvez pareça inferior a um Mewtwo – mas ele está muito longe disso. Sua capacidade de colocar o oponente pra dormir com Dark Void, somados à Nasty Plot e STAB Dark acertando a quantidade abundante de psíquicos do tier o separam bastante de Mewtwo, sendo basicamente impossível counterá-lo com um pokémon apenas - é necessário um para absorver sleep e um outro para contra atacar.
Competindo entre o lead mais comum com Deoxys-S, usando Choice Scarf Dark Void e voltando depois para usar Trick e tentar sweepar com Nasty Plot Dark Pulse, pode ser usado também como um puro Nasty Plotter com Focus Blast – nem mesmo Blissey consegue pará-lo, e outras walls como Latias, Lugia e Giratina levam dano SE de seu STAB. Sua melhor opção contra Darkrai é o revenge kill.


Shaymin-S: 120 SpA, 127 base Spe (mais rápido que Darkrai), Shaymin-S pode ser um excelente sweeper com Choice Specs ou Life Orb Seed Flare e Air Slash, combinados com sua ability (Serene Grace), concedendo 80% de chance de diminuir a SpD do oponente e 60% de chance de causar flinch, respectivamente. Pode ainda ser usado como SubSeeder, vencendo lentamente seus counters com dano residual e flinches de Air Slash. Excelente revenge killer de Groudon e Kyogre.

Arceus: com base 120 em todos os stats e uma tonelada de moves pra escolher, Arceus pode ser qualquer coisa. Sua ability permite que ele seja de qualquer tipo que você desejar equipando a Plate correspondente, desde um sweeper com Swords Dance e STAB ExtremeSpeed ou um anti-metagame poké como um Swords Dancer Ghost-type, até um Grass Type counter de Palkia ou Fighting counter de Darkrai/Tyranitar.
Porém, Arceus (in?)felizmente não é permitido nem mesmo em Ubers, pois não é possível obtê-lo de forma legítima no jogo. Mas, quando for, com certeza irá mudar o metagame radicalmente, as possibilidades são infinitas.


3 - Não-uber Pokémon em Ubers:

O Uber metagame não é formado apenas dos próprios Ubers – nele valem todos os Pokémons, e existem muitos OUs e até mesmo UUs que se saem extremamente bem no tier. Abaixo, você vai ver quais deles são os melhores:


Blissey: A suprema wall especial de OU não é diferente em Ubers – 255 HP e 135 SpD fazem de Blissey tão eficiente em Ubers quanto no seu próprio tier. Engolindo Specs Surf, Draco Meteor e todos os tipos de ataques especiais com extrema facilidade, Blissey é geralmente usada com Wish + Protect + Toxic + Seismic Toss, rendendo qualquer atacante especial enquanto scouta Choice moves e dá suporte ao time recuperando seus HP com Wish e entoxicando sweepers e walls para morrerem aos poucos. Pode usar ainda Aromatherapy e Thunderwave como outras opções de suporte.


Scizor: O pokémon mais usado de OU também faz um papel importante e parecido em Ubers: usar suas excelentes resistências a Dragon, Ice e Dark e imunidade a Toxic trazidas pelo seu tipo Steel para entrar e usar Choice Banded U-turn e Pursuit em todos os pokémon psíquicos do tier, em conjunto com Technician Bullet Punch para revenge kill – Ou ainda pode usar Roost + SpD Evs, garantindo uma durabilidade muito maior em troca de força. Um bom revenger de Latias, Latios, Mewtwo, Darkrai e Rayquaza lockado em Outrage.
Com a ajuda de chuva infinita, ainda perde sua única fraqueza (Fire).


Metagross: Apesar de muitos considerarem Scizor melhor no geral, Metagross faz um excelente trabalho em Ubers também com moves como Trick e Explosion (cuidado com Giratina). Possui acesso a Bullet Punch e Pursuit colocando vários pokés em xeque como Scizor. Além de melhores defesas em troca de um golpe de recuperação, Choice Band Meteor Mash pode causar enormes estragos até mesmo nas grandes walls do tier.


Jirachi: com as mesmas resistências que Metagross (Ice, Dragon e Rock) e não sendo fraco a Dark, Ghost e Electric, além de ter uma SpD muito melhor que a de Scizor e Metagross, Jirachi é um excelente pokémon de suporte, utilizando Wish + Protect + Toxic + U-turn para scout e Wish passing extremamente eficiente. Junto de Blissey, é um dos melhores counters de Latias e Latios, além de se sair melhor contra Mewtwo do que qualquer outro Pokémon. Slow U-turn é de alto valor já que muitas coisas não causam extremo dano em Jirachi, podendo assim mandar um revenge killer sem o mesmo precisar tomar dano.
Se Jirachi realmente precisar atacar, você pode usar Thunder com 100% de pontaria e 60% de chance de paralysis (chuva + Serene Grace, respectivamente) ou Ice Punch para nocautear Rayquaza. Possui Stealth Rock também, caso necessário.


Heatran: Um terror sob o Sol assim como Ho-oh, Heatran é mais outro Steel vindo de OU para Ubers por causa de suas resistências e alta força. Specs Fire Blast sob o sol faz um buraco enorme em qualquer coisa (menos Blissey que ainda sim leva bastante dano) e podendo usar Dragon Pulse contra todos os Dragons. Heatran pode parecer isca de Kyogre, mas Explosion pode enfraquecê-lo bastante permitindo o seu time baseado no sol uma maior chance de vitória.
Heatran não é nenhum Palkia, mas também se deve tomar bastante cuidado.


Forretress: Ainda continuando com os Steels, Forretress trás ao jogo opções como Toxic Spikes (extremamente eficiente em Ubers), Spikes e Stealth rock, além de Explosion, Rapid Spin e Gyro Ball. Visto normalmente em stall teams.


Skamory: Imunidade a Earthquake e acesso a Spikes, Stealth Rock, Roost e Whilwind, fazem dele um ótimo spiker e physical wall, counter de Metagross, Lugia (com Toxic – que é umas das melhores armas de Skarmory contra atacantes especiais que são um problema grande por causa de sua SpD baixa) e standard Groudon.


Bronzong: Durante a chuva, Levitate Bronzong não possui nenhuma fraqueza – e suas opções de suporte o permitem ser usado de várias maneiras. Double Screen + Explosion, Stealth Rock, Hypnosis etc. É um excelente counter de Groudon se usar Grass Knot e o melhor counter de Rayquaza disponível (cuidado com Life Orb Fire Blast, porém) embora não possa switchar sempre no mesmo devido à falta de golpes de recuperação.


Magnezone: O último dos Steels que pode ser considerado defensivo de OU, Magnezone é usado (quando usado) exclusivamente para prender os outros Steels no caminho de um Rayquaza sweep. Como nenhum deles utiliza Earthquake ou Shed Shell em Ubers (nem Metagross e Skarmory respectivamente), todos são presa fácil para seus poderosos Thunders sob a chuva. O único que realmente consegue escapar é Jirachi e seu U-turn. Nem mesmo Scizor consegue escapar, pois não costumam (nem deveriam) usar speed Evs.


Tyranitar: Algumas de suas vantagens: STAB Dark, boost de 1.5x na SpD devido ao Sandstorm automático, Choice Band Crunch fazendo um grande estrago nas walls físicas do tier, Giratina e Lugia. Não existem muitas resistências a pedra para aguentar Stone Edge (junto de Crunch), também (apenas Magnezone, Dialga e Groudon. Os dois primeiros perdem pra Earthquake). O maior terror de Latias e Latios, devido a STAB Pursuit.
Usado também com Dragon Dance e Taunt, prevenindo qualquer wall de phazeá-lo e aumentando seu Atk e Spe ou como anti-lead quebrando Sash de Deoxys-S com Sandstream e dando OHKO em Darkrai com Lum Berry + Superpower, além de setuppar Stealth Rock.


Celebi: Thunderwave, Stealth Rock, Recover e STAB Grass Knot fazem de Celebi um bom supporter e excelente counter de Groudon e ok counter de Kyogre. Leech Seed, Baton Pass, Calm Mind e Perish Song são outras opções de suporte caso você queria usar. Com bastante investimento em SpD, somente Choice Specs Palkia tem poder o suficiente para passar por cima de Celebi, tornando-o um bom counter para Palkia (sem o tal item) também. Cuidado apenas com a grande quantidade de Pursuit Scizor.


Lucario: Da mesma forma que faz em OU, Lucario pode abrir seu caminho pelos Ubers com +2 Life Orb Close Combat e ExtremeSpeed. Apesar de ser muito mais difícil de setupar pelas baixas defesas, sempre dá para achar uma brecha como -2 Specs Draco Meteor, Blissey, Choice Band Crunch etc ou usar um Wobbuffet para encorar um golpe que não cause muitos problemas para ele (como Toxic ou Swords Dance). Com ajuda de Spikes e Stealth Rock, não são muitas coisas que aguentam boosted atacks, nem mesmo Lugia e Giratina, pois Lucario resiste Dragon Claw/Ice Beam e causa grandes danos com Crunch.


Heracross: Choice Scarf Heracross pode ser um bom revenge killer em ubers, com STAB Megahorn para dar revenge kill em Latis, Mewtwo e Darkrai. E por falar em Darkrai, com Sleep Talk Heracross você tem 2/3 de chances de nocauteá-lo com Close Combat / Megahorn, resistindo Dark Pulse e Focus Blast. Não consegue passar por cima de Giratina nem Lugia, porém, e é ultrapassado por todos os outros Scarfers, sendo facilmente revengeado.

Weavile: Com a melhor combinação de STABs possível para o Uber metagame, Weavile com 120 base Atk e 125 Spe (mesma que Darkrai), é um revenge killer a ser temido. Choice Band Ice Punch toma conta de todos os Dragons (mesmo Dialga e Palkia levam 2HKO) enquanto Night Slash acerta todos os Psychics. Nem mesmo Lugia, Giratina e Groudon conseguem switchar devido à fraqueza de todos a Ice e dos dois primeiros a Dark.
Weavile também é uma boa resposta contra Rayquaza, utlizando Ice Shard para atacar primeiro, e contra os Lati twins, já que Pursuit acaba com a festa deles.
Apenas tome cuidado para a quantidade abundante de Steels (principalmente Scizor e Forretress).


Ninjask: em times ofensivos, phazers não são comuns, então Ninjask pode facilmente passar Spe para seu time com ajuda de Protect, e até mesmo algum Swords Dance ou punir alguns psychics com X-Scissors. Não tem muito que falar sobre ele.


Chlorophyll Pokémons:Usados juntamente com Groudon e sua ability Drought, pokémon com a ability Chlorophyll têm sua speed dobrada em baixo do sol. Os principais (e eficientes) pokémon usados são Shiftry, Exeggutor e Jumpluff – Shiftry com seu excelente STAB Dark combinado com Nasty Plot e Explosion para levar Blissey, enquanto destrói Groudon, Kyogre e todos os pokémon pesados do tier com STAB Grass Knot. Exeggutor possui Sleep Power, que é uma vantagem sobre Shiftry, mas por outro lado não possui Nasty Plot ou o typing Dark. Jumpluff entra como supporter, 700 Spe em baixo do sol com Sleep Powder, Encore e SubSeed.
Note que Grass Knot é melhor que SolarBeam pois todos os Ubers já levam 120 BP de Grass Knot, enquanto que se um Kyogre entrar no seu Shiftry/Exeggutor será obrigado a carregar antes de atacar e, sendo mais lento, irá ser nocauteado primeiro por Ice Beam.


Swift Swim Pokémons: Usados juntamente de Kyogre e sua ability Drizzle, pokémon com a ability Swift Swim têm sua speed drobrada em baixo da chuva. Os melhores pokémon para se usar nessas condições são Kingdra e Ludicolo – Kingdra com seu ótimo tipo e STAB Dragon + Water além de Dragon Dance e Outrage é um ótimo mixed sweeper, dando OHKO e 2HKO na maioria dos sweepers e walls respectivamente. Ludicolo por outro lado é usado mais defensivamente com Leech Seed e Substitute, com boosted Surf para assustar steels. Excelente counter de Kyogre, pode também usar Rain Dish como ability, recuperando 1/16 do seu HP por turno caso esteja chovendo.


Diferenças entre standard e Ubers:

Existem duas coisas principais que se diferenciam bastante entre OU (standard) e Ubers.

A primeira delas é que, enquanto OU é baseado mais em ataques físicos, em Ubers acontece exatamente o contrário, já que esses stats (SpA e SpD) são muito mais altos na maioria de todos os Ubers se você for observar. Isso pode ser aproveitado usando sweepers físicos como Groudon, mas que por outro lado costumam ter stats especiais menores, então tome cuidado.

O segundo ponto importante é, enquanto em OU é uma regra utilizar STAB em seus sweepers, em Ubers isso não é sempre necessário. Type-coverage é muito mais importante. Pegando por exemplo Mewtwo – usar Psychic em um metagame cheio de pokémon resistentes a isso (psychics, steels e darks) não é uma boa idéia Ao invés disso, golpes como Shadow Ball e Ice Beam são priorizados por acertar todos os psychis e dragons existentes, além de moves electric e grass para Kyogre e Groudon. O único pokémon que seria acertado mais forte por Psychic seria Palkia, mas Thunder ou Grass Knot já causa um damage muito grande no mesmo.

Outro ponto é que o moveset e o poder dos pokémons é muito maior nesse metagame, então você tem que tomar muito mais cuidado, um turno perdido pode significar um sweep do adversário se ele conseguir set uppar na hora certa, um pokémon com um moveset diferente pode te surpreender e começar a abrir buracos no seu time e a escolha de qual pokémon sacrificar se torna mais difícil, já que muitas vezes temos que perder nosso check para um sweeper bastante usado ao fazer tal escolha.


4 - Team Building :

Na hora de fazer um time lembre-se de ter como conseguir contornar todas as estratégias e pokémons descritos acima, nem que para isso seja necessário usar algum set gimmick ou um revenge killing.

Exemplo de Time:

Darkrai @ Choice Scarf
Ability: Bad Dreams
EVs: 4 HP / 252 SpA / 252 Spe
Timid nature (+Spe, -Atk)
- Dark Pulse
- Focus Blast
- Dark Void
- Spacial Rend

Darkrai puramente revenge killer, ganhando de Deoxys-S leads e dando revenge kill em Mewtwo, Latias, Latios, Palkia e Rayquaza caso use Spacial Rend, com Dark Void é possível já começar botando um poké para dormir e garantir que tenhamos uma vantagem desde o começo da batalha.

Groudon @ Leftovers
Ability: Drought
EVs: 252 HP / 164 Def / 56 SpD / 36 Spe
Impish nature (+Def, -SpA)
- Earthquake
- Stealth Rock
- Stone Edge
- Toxic

Suporte do time, joga Stealth Rock que ajuda de mais contra alguns pokémon específicos como Lugia e ainda garante que vários 2 e 3HKOs dos sweepers se transformem respectivamente em 1 e 2HKO. Toxic é ótimo no longo prazo e serve para minar alguns de seus counters como Lugia. Com Wish support do Jirachi temos a certeza que ele durará vários turnos e poderá counterar Metagross, Tyranitar e intoxicar o time do adversário por um bom tempo.

Kyogre @ Choice Specs
Ability: Drizzle
EVs: 112 HP / 252 SpA / 144 Spd
Modest nature (+Def, -Atk)
- Water Spout
- Thunder
- Ice Beam
- Surf

Entra de graça com a ajuda de U-turn de Jirachi e causa enormes estragos em todo o metagame, dando 2HKO no mínimo em tudo menos Latias. Com Wish support, pode tentar usar Water Spout com poder máximo mais de uma vez e assim conseguir abrir buracos nas defesas do adversário que mais tarde serão aproveitados pela Latias, pelo Dialga e quem sabe por ele próprio?

Dialga @ Leftovers
Ability: Pressure
EVs: 240 HP / 252 SpD / 16 SPe
Careful nature (+SpD, -Atk)
- Outrage
- Bulk Up
- Rest
- Sleep Talk

Absorve sleep de outros Darkrai (não aposte corrida com eles se forem leads), e atacante físico que entra em qualquer tipo de Blissey e absorve qualquer tipo de Status em geral. Excelente tipo, ajuda a counterar vários pokémon como Latias, Palkia e certos Darkrai como backup, no final do jogo quando os pokémons metálicos e revenge killers do adversário estiverem derrubados pode conseguir um sweep. Vale lembrar que Sleep Talk não o trava no Outrage permetindo-o trocar depois de um kill não sendo facilmente revengeado.

Latias (F) @ Soul Dew
Ability: Levitate
EVs: 252 HP / 64 SpA / 192 Spe
Timid nature (+Spe, -Atk)
- Dragon Pulse
- Calm Mind
- Thunder
- Recover

Wall especial #1, as fraquezas a Specs Kyogre e Mixed Palkia vão embora com Latias no time. Thunder dá 2HKO em Choice Band Scizor, e Calm Mind ajuda a levar seus stats especiais às alturas no late game. Latias consegue outspeedar vários Threats e pode ajudar contra Groudons e Garchomps adversários por exemplo.

Jirachi @ Leftovers
Ability: Serene Grace
EVs: 252 HP / 40 Def / 216 SpD
Sassy nature (+SpD, -Spe)
- Toxic
- U-turn
- Wish
- Protect

Wall especial #2, junto com a Latias countera praticamente todos os atacantes especiais do metagame. Jirachi é um verdadeiro team player, scoutando todos os sets de Dialga e dando free switchs para os choice sweepers com Slow U-Turn. Mewtwos especiais não conseguem encostar nele enquanto estiver chovendo, o mesmo vale para Palkia no sol sem Fire Blast. Wish é ótimo já que poucos membros do time tem recovery move e pode aumentar a força do Water Spout do Kyogre.

5 - Creditos

stvn* Forum da pokeland (Quem Crio o tutorial original )
superedy ( Editei)

Desculpa a falta de acento e se poderem mover para Outros Guias ficaria melhor que eh o lugar certo para esse topico

superedy
Treinador Experiente
Treinador Experiente

Masculino Número de Mensagens : 1380
Idade : 21
Localização : London UK
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/06/2009


Pokémon
Nome:
Espécie:
Gênero:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por Convidad em 28th Março 2010, 12:49 pm

Óptima descrição mas o que é esse Ubermeta game ???

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por superedy em 28th Março 2010, 1:12 pm

Obrigado a quem moveu o topico

E Shinigami pokemons uber metagame seria um estilo de jogo apenas com os pokemons ubers que eu citei no primeiro Post

Na minha opiniao Uber metagame eh o metagame (Estilo de jogo), mais complicado que existe porque voce nao pode utilizar breeding pra fazer pokemons melhores depende da sorte e da paciencia de desligar e ligar o aparelho

superedy
Treinador Experiente
Treinador Experiente

Masculino Número de Mensagens : 1380
Idade : 21
Localização : London UK
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/06/2009


Pokémon
Nome:
Espécie:
Gênero:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por Convidad em 28th Março 2010, 1:22 pm

Hum... talvez fosse uma boa ideia por outro talvez não pegasse pois anda prá aí muitos jogadores sem paciencia ou sorte... eu incluido Razz

Convidad
Convidado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por superedy em 28th Março 2010, 1:33 pm

E eh um metagame cheio de surpressas porque eh mais complicado doque parace

superedy
Treinador Experiente
Treinador Experiente

Masculino Número de Mensagens : 1380
Idade : 21
Localização : London UK
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/06/2009


Pokémon
Nome:
Espécie:
Gênero:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por superedy em 23rd Julho 2010, 12:26 pm

Atualizando o Tópico segundo o Smongon que é umaa das maiores comunidades internacionais de batalhas o Salamance é considerado uber agora

superedy
Treinador Experiente
Treinador Experiente

Masculino Número de Mensagens : 1380
Idade : 21
Localização : London UK
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/06/2009


Pokémon
Nome:
Espécie:
Gênero:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por superedy em 2nd Dezembro 2010, 8:15 pm

Atualizando o tópico novamente em B/W Ditto é uber por causa da nova ability, que faz ele transforma no pokemon com tudo.Incluindo coisa que você consegue com move se o pokemon estiver com 2 calm mind o ditto vai ter esse bost do calm mind

superedy
Treinador Experiente
Treinador Experiente

Masculino Número de Mensagens : 1380
Idade : 21
Localização : London UK
Reputação : 1
Data de inscrição : 28/06/2009


Pokémon
Nome:
Espécie:
Gênero:

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Uber Metagame

Mensagem por Conteúdo patrocinado Hoje à(s) 3:52 pm


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum